top of page
  • Foto do escritorpaleontologa

Evolução x Criacionismo: Quem está certo?

Atualizado: 11 de fev. de 2018

Primeiramente, nem o título está certo. O debate não deveria ser em torno de "Evolução x Criacionismo", mas sim "Evolução x Fixismo", e vamos explicar o porquê.


A Teoria da Evolução é baseada principalmente na obra de Charles Darwin, "A Origem das Espécies", publicada em 24 de novembro de 1859. Estudos de genética de Gregor Mendel fizeram surgir o que chamamos de Teoria sintética da Evolução, e só agregaram mais evidências à Teoria de Darwin.

A Evolução Biológica pode ser definida como o processo de variação e adaptação das populações ao longo do tempo. Se fossemos definir uma palavra para a evolução, ao meu ver, essa palavra seria MUDANÇA. Mudança das populações de organismos com o passar do tempo e das gerações.

Já o Criacionismo é baseado no Livro de Gêneses, da bíblia, onde é descrito o processo de criação do universo, dos planetas, da terra, dos seres vivos, incluindo nós, seres humanos, por Deus. Ele não pode ser testado pelo método científico e se sustenta exclusivamente na fé das pessoas.

O Criacionismo de Gêneses é um criacionismo fixista, onde tudo que existe, inclusive os seres vivos, foi criado exatamente da maneira como são hoje, sem sofrer mutações por toda a sua existência. Um dos maiores defensores do fixismo foi o naturalista francês Georges Cuvier, que apontou que diversos fósseis, como, por exemplo, a preguiça gigante e o mamute, não eram representantes de qualquer espécie viva de animal. Propôs então a hipótese catastrofista, a qual diz que na história da terra teria ocorrido uma sucessão de catástrofes geológicas que teriam destruído as espécies existentes na época, sendo então substituídas por novas criações.

Hoje, temos evidências suficientes para dizer que sim, as espécies mudam e o fixismo não se aplica.

Mas, para os que creem em alguma divindade, um Criacionismo não fixista pode ser compatível com a Teoria da Evolução. Esse criacionismo implicaria na criação de seres que evoluem! Se pensarmos dessa forma, Deus teria criado o primeiro ser vivo, e esse ser, a partir da sua existência, estaria sujeito aos mecanismos da Evolução, dando origem, assim, à biodiversidade que conhecemos hoje!

Essa alternativa é compatível com a Teoria de Darwin pois a Evolução não explica a origem da vida. A Evolução começa a partir do momento que a vida existe, independentemente da maneira com que esse início tenha de dado.


Dessa forma, podemos afirmar que a discussão "Evolução x Criacionismo" não se sustenta, pois não são conceitos antagônicos.

Entretanto, "Evolução e Fixismo" são sim incompatíveis.




Que Darwin nos ilumine.


9 visualizações0 comentário
bottom of page